Veja seis mudanças, que reduzem ansiedade e que você deve fazer, se tiver mais de 3 sintomas desses mostrados aqui.
Espero que não seja seu caso, mas a ansiedade está em alta e acomete 33% da população mundial. E essa ansiedade em alta não é a “normal”, a que nos coloca em posição de alerta e que, talvez seja a responsável pela sobrevivência de nossa espécie.
Assim como acompanhamos o desequilíbrio ambiental e seus efeitos na natureza, sua repercussão nas nossas vidas, no caso da ansiedade não é diferente. Por todas as mudanças aceleradas, as constantes adaptações que passamos, a crescente competitividade, situação econômica… houve um desequilíbrio também no nosso campo emocional. E aquilo que deveria nos ajudar na adaptação, ficou fora de controle e passou a nos causar problemas de saúde.
Garanto que você escuta algumas vezes por dia pessoas se queixando de ansiedade. Eu escuto um monte, mas não sou parâmetro, afinal faz parte da minha profissão rs.
Veja se você tem 3 ou mais destes sintomas:
- taquicardia/coração acelerado
- sudorese/ transpiração excessiva
- tremores
- tensão muscular/não conseguir relaxar
- aumento do desejo de urinar e/ou defecar
- cefaleia/dor de cabeça
- dor no estômago
- cansaço
- problemas de sono
- comer a mais ou a menos
- roer unhas
- preocupação excessiva
- sensação constante de que algo ruim vai acontecer
- medo constante
- comportamento compulsivo
- insegurança
- falta de controle sobre pensamentos ou atitudes
- nó na garganta/dificuldade para engolir
- falta de ar
- boca seca
A ansiedade é uma reação natural e necessária para nossa autopreservação, é responsável pela adaptação do organismo às situações de perigo. Ela nos prepara para lidar com situações que podem ser danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça à integridade pessoal. Aparece em nossa vida como um sentimento de apreensão, uma sensação de que algo está para acontecer, ela representa um contínuo estado de alerta.
Quando a ansiedade se torna mais crônica, quando a pessoa está sempre preocupada e não consegue evitar ou livrar-se dessas preocupações e enfrentar o dia-a-dia adequadamente; ou passa a antecipar possíveis desgraças consigo próprio ou com familiares, estamos frente à ansiedade generalizada, que está intimamente ligado com o stress ambiental.
Vamos então colocar em prática algumas dicas para reverter a situação:
Dica 01: Mudar as crenças em relação à ansiedade é fundamental. Se minha família é ansiosa, eu não preciso ser. Estar sempre preocupado não é sinal de responsabilidade nem de maturidade, ao contrário, é sinal de falta de equilíbrio e nos prejudica. Ser perfeccionista eleva o nível de tensão e ansiedade, o importante é prezar pela qualidade, ser comprometido e responsável com tudo o que se faz. Outra crença que diminui a autoestima e aumenta a ansiedade é a necessidade de agradar às pessoas, porém, o gostar de si mesmo é o primeiro passo para conquistar a si e aos demais à sua volta, afinal, como um dos mais antigos conceitos psicológicos do mundo refere: você não pode dar o que não tem.
Dica 02: Manter-se ocupado e com o pensamento no presente faz com que a energia seja investida de forma correta. Mantenha o foco sempre no momento presente, pois cada momento é único e devemos nos permitir ter intenso prazer em cada um deles.
Dica 03: Mantenha sua autoestima em alta. Os pesquisadores do campo da autoestima afirmam que a capacidade de se controlar e a autodisciplina constituem fatores que são fundamentais para a boa autoestima. Pense nisso!
Dica 04: Atenha-se sempre à respiração, perceba constantemente como está respirando. Se “o peito levanta” o tempo todo o estado de ansiedade está instalado! Sente-se com a coluna reta e infle bem abdome e tórax, depois solte bem devagar o ar dizendo as vogais. Primeiro, puxamos o ar para dentro, bem profundamente, depois, soltamos devagar com o som do A. Após esvaziar todo o ar, esperamos alguns segundos respirando normalmente e passamos para outra inspiração e na expiração seguinte soltamos o ar com o som do E, e assim por diante, até terminar o A, E, I, O, U. Esse exercício faz relaxar os músculos da face também, as cordas vocais.
Dica 05: Prefira alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são saudáveis.
Dica 06: Expor-se à luz solar do início da manhã ou final da tarde promove o aumento de melatonina, substância do ciclo sono-vigília e do humor humano.
Vamos nos cuidar mais para termos uma vida mais saudável. A paixão pela vida, a positividade e buscar sempre concretizar nossas metas junto com uma administração correta da ansiedade vai resultar em sucesso profissional e pessoal, pois a saúde emocional é determinante da nossa saúde física e mental.
Nesta playlist no meu canal tem muitas dicas sobre o tema, reserve meia horinha e assista. Aproveita e te inscreve no canal, pois todos os dias posto sacadas para a qualidade de vida emocional.
Um dia com muito menos ansiedade e grande abraço!
Isabel
P.S.: Curta e acompanhe a FanPage Isabel Rios Piñeiro, diariamente reflexões para a saúde emocional.