A Importância da Ocitocina na Dependência Química

A importância da Ocitocina na Dependência Química e de álcool vem crescendo, já que vários estudos realizados mostram sua ação benéfica na redução do medo, da ansiedade e do estresse, além de aumentar a confiança, a generosidade e o altruísmo.

Ensaios clínicos com um spray nasal à base de ocitocina mostram que a substância ajuda a reduzir o desejo de consumir bebida alcoólica e os sintomas relacionados à abstinência. Outra questão é a comprovação de que o apoio social e familiar é muito importante, justamente por elevar a ocitocina no dia-a-dia.

Vamos então ver o que é a ocitocina, os benefícios dela e como produzir naturalmente.

A ocitocina, bem como a dopamina, a serotonina e a endorfina forma o Quarteto Fantástico da Felicidade, propiciando um cérebro positivo, saudável, pleno e realizador.

A continuidade, determinação, persistência, entre outras competências comportamentais que são baixas na dependência química, devem ser bem cuidadas, com ajuda de profissionais competentes que possam orientar como fazer essa manutenção.

O álcool e as drogas adoecem significativamente o cérebro, em muitos casos de forma irreversível.

A dependência é uma doença e precisa ser levada mais a sério, principalmente na prevenção durante a formação cerebral (até 22 anos). Quanto mais cedo o adolescente “experimenta”, mais os riscos e sequelas.

No meu canal Isabel Rios Piñeiro você pode acompanhar muitas mais dicas sempre para a qualidade de vida e gestão emocional!

Grande abraço!

Isabel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Rios Piñeiro

Isabel Rios Piñeiro

Sou psicoterapeuta, consultora, escritora, graduada em Psicologia, com mestrado e várias especializações na área de desenvolvimento organizacional e humano. Sou apaixonada por tudo que faço e tenho como missão de vida disseminar equilíbrio emocional e transformar cérebros pela positividade, para melhoria da qualidade de vida emocional de cada um.

Saiba Mais

Deixe um comentário