Pensar positivo faz a vida melhorar e a felicidade chegar? Essa pergunta eu escuto com frequência, até porque existe uma divisão bem nítida quando falamos em pensamento positivo e felicidade. Vamos ver aqui com detalhes simples, mas comprovados, as razões de dar certo ou não.
Uma boa parte das pessoas passou a achar “enganação” essa associação de pensamento positivo e de felicidade, pois tentou e não conseguiu. Sempre escuto: Tentei um monte de tempo, mas não adiantou de nada. As pessoas alegam que “volta o comportamento anterior” depois de um tempo. E elas tem razão, leia até o fim e saiba as razões científicas disso.
Outra parte, acredita que adianta, pois mudaram algumas coisas na vida delas e já ficaram conformadas com esse resultado. Mas não foi uma grande mudança e, com certeza, há algo de errado!
Então, pensar positivo faz a vida melhorar e a felicidade chegar? A felicidade é uma construção. A gente pode exercitá-la como na academia exercitamos os músculos. O pensamento positivo é uma das ferramentas, mas a felicidade não é tão simples assim…
A disciplina científica que estuda a felicidade se chama Psicologia Positiva mas, desde os filósofos mais antigos, já sabemos que a felicidade não se encontra, ela se constrói e se exercita.
Afinal não temos uma disciplina na escola que nos ensine a felicidade de forma correta não é? Mas podemos aprender de outras formas, pois muitos profissionais se dedicam a ensinar caminhos, compartilhar ferramentas…
O primeiro passo é saber quais suas crenças a respeito de felicidade. Se você acredita que felicidade depende de bens materiais, status social, faculdade, beleza, saúde, saiba que estão erradas suas! Você deve estar ficando indignado comigo, mas espere um pouco e confie. Tenho mais de 30 anos de experiência lidando com o sofrimento e cura emocional, sei o que estou falando e quero ajudar você a realmente entrar na galera que faz parte da vida com saúde emocional.
Estes alertas não são críticas! Eu já tive todas essas crenças também. E, só quando as desconstruí, consegui ser feliz! Pois a felicidade está ligada a um estado de espírito que precisamos construir, se já não faz parte de nós. E isso é bem diferente de pensar positivo! Sabe porque?
A razão é: existem alicerces básicos que precisamos adotar e intensificar na nossa vida para nosso cérebro “exalar” felicidade, alegria, bem-estar… Mas, os alicerces comprovadamente são os mesmos, o que varia a intensidade em cada um, a forma de desenvolver, as crenças envolvidas…
Quer saber os alicerces e como escapar das armadilhas para conseguir construir a felicidade em você?
Primeiro vou te dar uma dica fundamental para refletir e um exercício:
O maior inimigo da felicidade é a rotina, o hábito, pois quando alcançamos “aquilo que faltava para nossa felicidade” nos adaptamos em seguida e, precisamos “inventar algo diferente”. Pense nisso!
Pare e pense no que falta hoje para você ser feliz! Faça uma lista. Depois de escrever tudo, mas tudo mesmo, faça o seguinte, mas apenas no dia seguinte que você fizer essa lista. Pegue a lista depois de 24 horas, leia toda e pense há um ano atrás, até dois ou três. Pense no que você precisava para ser feliz naquela época e liste. Escrever e ter esse exercício vai fazer você compreender bem que talvez você seja como a maior parte dos seres humanos: eternos insatisfeitos. A razão é que fomos criados assim.
Quer ser diferente? Primeiro reflita sobre tudo isso. Acompanhe no meu canal Isabel Rios Piñeiro várias dicas para mudança do cérebro, para transformar seu cérebro num cérebro mais positivo que alimenta a felicidade.
E semana que vem vamos continuar com o tema e trabalhar os alicerces da felicidade e como escapar das armadilhas para conseguir construir a felicidade em você.
Vou te pedir que compartilhe se fez diferença para você esta reflexão!
Grande abraço!
Isabel