Um dos maiores medos das pessoas é o medo de falar em público. Mas, em qualquer ocasião, é essencial estar bem consigo, para poder se comunicar de forma clara e adequada, sem ser vencido/a pelo medo.
O medo de se expor está diretamente ligado a alguns fatores:
- Está ligado ao quanto nos preparamos para falar o que precisamos. Muitas vezes, o medo, a insegurança podem ser eliminados se estudarmos bem o assunto que vamos expor. Seja qual for a ocasião, uma reunião formal, ou informal, se a gente passar algum tempo investindo em saber o que vamos falar, em estar seguro com o tema, já diminuímos nosso estresse. E, principalmente, se colocarmos em prática a crença de que não precisamos saber tudo, mas, precisamos estar abertos para aprender sempre, vamos ficar bem mais focados/as.
- Também está ligado às crenças que temos a respeito de nós. Quanto mais cultivamos crenças limitantes ao nosso respeito, mais medo nós temos de forma geral. Crenças limitantes como: não sou tão bom como os demais ao falar; não tenho o dom da fala… precisam ser mudadas. A gente pode mudar o que quiser, desde que faça um plano de ação, tome precauções para dar continuidade nele e, queira realmente alcançar essa mudança.
- Outro fator é a nossa autoestima, pois se a gente não se gosta, aumenta a fragilidade e o medo cresce. Se a gente não aceita como é, precisa fazer movimentos para mudar, ou, o que não dá para mudar, precisamos aceitar. A não aceitação sem ação para mudança gera conflito interno e frustração.
- E, um cuidado extremos que precisamos ter é o de avaliar bem os fatos antes de interpretar, julgar…
Vamos a uma historinha para ilustrar:
Um fazendeiro veio até a cidade e perguntou ao proprietário de um restaurante se ele queria ganhar um milhão de rãs.
O proprietário do restaurante ficou assustado e perguntou ao homem onde ele poderia conseguir tantas rãs!
O fazendeiro respondeu:
– Há uma lagoa perto de minha casa que está cheia de rãs – milhões delas. Todas coaxando por toda a noite e estão a ponto de me deixar louco!
Então, o proprietário do restaurante e o fazendeiro fizeram um acordo: o fazendeiro entregaria as rãs no restaurante, quinhentas de cada vez pelas semanas seguintes.
Na primeira semana, o fazendeiro retornou ao restaurante parecendo particularmente encabulado, com duas pequenas e mirradas rãs. O proprietário do restaurante perguntou:
– Onde estão todas as rãs?
O fazendeiro respondeu:
– Eu me enganei. Havia somente estas duas rãs na lagoa. Mas certamente elas faziam muito barulho!
Precisamos sempre lembrar, que nossas percepções podem ser falhas. Que podemos cair em algumas armadilhas que o nosso condicionamento cerebral, nossas crenças, valores e hábitos rígidos nos impõem.
Agora vamos ver uma videoaula que fiz para que você consiga manter uma mente inabalável para falar na frente de quem você quiser:
Ainda sobre este que é um dos maiores medos das pessoas, o medo de falar na frente dos outros, podemos pensar em seguir este roteiro resumo, além de tudo o que já falei até aqui.
- Ame-se mais! Fortalecendo a autoestima fica tudo mais fácil. Você deixa de ser refém dos outros.
- Não se compare! Você é único/a! Você sempre pode se melhorar. Todos os dias você pode melhorar e deve. Mas, melhore para você, para sua vida, para seu sucesso.
- Cuide de viver o AGORA! O foco traz sempre consciência do que se quer ser, do que se quer ter, de como e onde se quer chegar…
Tudo isso facilita a mudança necessária para começar a falar sem medo na frente dos demais.
Espero que as dicas te ajudem!
E convido você a compartilhar para ajudar mais e mais pessoas.
E te convido a conhecer meu método Cura Positiva que “formata” um novo cérebro, positivo, produtivo, saudável e mais feliz!
Grande abraço!
Isabel