Relacionamentos Tóxicos: reconheça e evite

Quer uma dica super importante?

Foque na qualidade dos seus relacionamentos, pois a ciência está mostrando a importância dos relacionamentos saudáveis para nossa longevidade e qualidade de vida.

Veja as conclusões surpreendentes de um estudo nas Blue Zones, que são cinco regiões no mundo: Ogliastra, na Itália; Okinawa, no Japão; Icaria, na Grécia; Nicoya, na Costa Rica; e Loma Linda, nos Estados Unidos.

Você sabe o segredo da longevidade saudável das pessoas que vivem nessas regiões? Deve estar pensando que é resultado da alimentação. Talvez exercício físico? Quem sabe a meditação ou a oração?

Por incrível que pareça, esses fatores apenas contribuem.

Os moradores das Blue Zones compartilham estilos de vida que contribuem para a longevidade, como ter propósito, vida ativa, rotina desacelerada, pegar leve na quantidade de comida, alimentar-se com vegetais, ter momentos de socialização, cultivar a religiosidade, manter a valorização da família e círculos sociais que apoiam hábitos saudáveis…

Mas, dois motivos são os essenciais: relacionamentos próximos saudáveis e a integração social. Ou seja, a convivência com pessoas com que podemos contar e a qualidade das relações diárias que temos nos diferentes grupos que frequentamos são os indicadores mais fortes de quanto vamos viver e quão saudáveis vamos ser lá na frente.

Na minha prática com comportamento humano, são cada vez mais frequentes os quadros de ansiedade, angústia e depressão por envolvimentos tóxicos.

O egocentrismo, a falta de empatia, traços de psicopatia, estão cada vez mais presentes, e precisamos aprender a reconhecer e lidar com eles para que não percamos a fé nas pessoas.

É muito comum a desesperança em relacionamentos verdadeiros, saudáveis, mas é possível reverter esse quadro. Precisamos focar mais no cultivo de relacionamentos saudáveis, que preservam o amor-próprio de todos os envolvidos, em que todos querem o bem de todos.

Você já pode ter sido alvo de pessoas que agem como vampiros emocionais, ou financeiros… Pode ainda conhecer alguém que já passou por essa situação, então compartilhe essas informações e ajude no propósito de construir uma sociedade com relacionamentos cada vez mais saudáveis.

Aqui no vídeo, falo como reconhecer um psicopata ou pessoas com traços de psicopatia. Você vai se surpreender em como é comum cruzar com um.

Se estiver envolvida/o com um, peça ajuda, pode ser para um psicólogo, psiquiatra, padre, pastor, amigo, familiar. Quanto mais a gente busca autoconhecimento e trabalha autoestima, amor-próprio, mais deixamos de ser vulneráveis.

Quanto mais praticamos as emoções positivas, cultivamos um cérebro feliz, mais melhoramos nosso amor próprio e autoestima, ficando muito menos vulneráveis a relacionamentos não tão saudáveis.

Afaste-se de relacionamentos tóxicos e seja mais feliz!

Já conhece meu livro o Saúde Emocional 24h? Terei imenso prazer se trilhar esta jornada comigo.

Abraço carinhoso!

Isabel

Isabel Rios Piñeiro

Isabel Rios Piñeiro

Sou psicoterapeuta, consultora, escritora, graduada em Psicologia, com mestrado e várias especializações na área de desenvolvimento organizacional e humano. Sou apaixonada por tudo que faço e tenho como missão de vida disseminar equilíbrio emocional e transformar cérebros pela positividade, para melhoria da qualidade de vida emocional de cada um.

Saiba Mais

Deixe um comentário