Será que Você está se Mobilizando pelo Medo?

Estamos numa época de incertezas e inseguranças. Nos últimos dias, tenho percebido muitas queixas de medos que as pessoas nem mais lembravam que tinham. As pessoas estão se mobilizando pelo medo. Será que você está se mobilizando pelo medo?

Se está, fique calmo/a, pois isso é natural! Afinal, de um dia para outro tudo mudou na nossa vida. Tudo mudou na vida de todo mundo. E tudo ainda continua mudando constantemente.

Esse momento de isolamento exige que a gente se adapte rapidamente e tenha mais resiliência. Esse momento exige mais flexibilidade e criatividade. Esse momento exige muito mais equilíbrio para clareza mental e para manter a saúde integral.

A nossa capacidade de adaptação foi e está sendo desafiada a todo instante, o que gera mais nível de stress. O que acaba desregulando um pouco o nosso sistema de ativação reticular e levando a gente para um foco mais no negativo.

O Sistema de Ativação Reticular (SAR) é um mecanismo automático, dentro do cérebro que traz informações relevantes para sua atenção. A gente define um foco, mesmo por vezes sem saber e aí tudo em relação ao que definimos começa a receber atenção especial do nosso cérebro.

Sabe quando você decide comprar um carro? Você pensa no que quer e escolhe o modelo. Aí, quando sai na rua começam a aparecer muitos carros desse tipo. Todo mundo resolveu comprar o mesmo carro? Não, o SAR foi direcionado e entrou em ação para nos aproximar do objetivo que colocamos.

Como nosso cérebro, na maioria das vezes, ainda tem uma tendência natural aos pensamentos negativos, essa época de maior insegurança que vivemos acaba desconfigurando a prioridade que foi colocada por nós no nosso SAR.

Veja esta reflexão rápida sobre o trabalho do Psicólogo Daniel Kahneman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia por demonstrar que a maioria das pessoas se concentra em evitar perdas, ao invés de focar em conquistas. Isso quer dizer que ainda somos direcionados pelo medo.

E você? Será que você está se mobilizando pelo medo? Veja no vídeo o que fazer para focar certo seu SAR.

Nosso SAR é um sistema de busca como um radar. Aquilo que penso ele começa a buscar, o foco passa a girar em torno desse assunto. Mas ele não distingue o certo do errado, apenas indica prioridades.

Com essas quatro ações que mostro no vídeo você ativa o SAR no modo positivo. Treinando podemos influenciar e modificar a arquitetura cerebral, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida. É a plasticidade neuronal em ação.

Só nós podemos fazer nossa “musculação cerebral” certa. Só nós podemos manter nosso SAR direcionado para conquistas, para nosso bem-estar…

Isabel Rios Piñeiro

Isabel Rios Piñeiro

Sou psicoterapeuta, consultora, escritora, graduada em Psicologia, com mestrado e várias especializações na área de desenvolvimento organizacional e humano. Sou apaixonada por tudo que faço e tenho como missão de vida disseminar equilíbrio emocional e transformar cérebros pela positividade, para melhoria da qualidade de vida emocional de cada um.

Saiba Mais

Deixe um comentário